quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ensino de matemática pode melhorar educação pública, diz Sergio Rezende


Por: Agência Brasil


A conscientização dos alunos sobre a importância do estudo das ciências exatas aliada à mobilização de professores, em ambiente escolar motivador, contribui para a melhoria da educação pública no Brasil, afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, nesta segunda-feira (14).


Ele fez a declaração durante o anúncio dos vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em Brasília. O número de inscritos, 19,2 milhões, corresponde a cerca de 10% da população brasileira, segundo o ministro.


- A matemática é básica para todas as matérias, é essencial para as ciências, mas também para áreas não científicas. Essa grande olimpíada traz grandes benefícios e contribui para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.


Para a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, a expressiva quantidade de participantes da olimpíada é reflexo da conscientização de alunos e professores quanto à importância da disciplina. Ao lembrar que os alunos participam espontaneamente, a secretária também destacou a quantidade de talentos que podem ser descobertos durante as etapas.


A diretora acadêmica da competição, Suely Druck, também ressaltou a importância da olimpíada como instrumento fundamental para a melhoria do ensino da disciplina nas escolas, “criando um ambiente saudável e motivador”. Para ela, essa motivação abrange tantos professores, que buscam inovar na forma de ensinar o conteúdo, quanto alunos, que se empenham “nessa competição saudável”.


Suely lembrou ainda o caráter de inclusão social do campeonato, com a concessão de bolsas de iniciação científica aos alunos vencedores, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).


O presidente da Capes, Jorge Guimarães, também destacou a grande adesão à olimpíada e sugeriu a inclusão de mais áreas do conhecimento nessa modalidade de competição escolar.


- Poderíamos avançar para outras olimpíadas, já que ela está se mostrando um bom instrumento para mobilizar o ensino público.


A cerimônia nacional de premiação está prevista para março de 2010. A 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiará 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze.


Disponível em: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/ensino-de-matematica-pode-melhorar-educacao-publica-diz-sergio-rezende-20091214.html

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